Questão 156 – ENEM 2020 Regular

 Questão 156 – ENEM 2020 Regular



O gerente de uma loja de cosméticos colocou à venda cinco diferentes tipos de perfume, tendo em estoque na loja as mesmas quantidades de cada um deles. O setor de controle de estoque encaminhou ao gerente registros gráficos descrevendo os preços unitários de cada perfume, em real, e a quantidade vendida de cada um deles, em percentual, ocorrida no mês de novembro.

Aprimore suas habilidades em aritmética com a lista de exercícios do Enem

Exercite sua mente: lista de exercícios de aritmética do Enem

Dados a chegada do final de ano e o aumento das vendas, a gerência pretende aumentar a quantidade estocada do perfume do tipo que gerou a maior arrecadação em espécie, em real, no mês de novembro.

Nessas condições, qual o tipo de perfume que deverá ter maior reposição no estoque?

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V


Solução

O exercício quer saber “o tipo de perfume que deverá ter maior reposição no estoque“.

 

Para encontrar isso, necessitamos saber qual condição leva a esta escolha.

 

Segundo o enunciado “a gerência pretende aumentar a quantidade estocada do perfume do tipo que gerou a maior arrecadação em espécie “.

 

Logo vamos precisar descobrir qual o perfume que teve a maior arrecadação em espécie no mês de novembro.

 

Se liga na dica: como não sabemos o total de perfumes vendidos, vamos tratar como X. Já que sabemos o valor de cada perfume e a porcentagem vendida em relação ao todo. Para encontrar o maior valor basta fazermos o produto entre a porcentagem de vendas, o valor de cada unidade e a quantidade total de perfumes vendidos.

Sendo assim:

 

Perfume I=0,13∗200∗X=26∗X

Perfume 2=0,1∗170∗X=17∗X

Perfume 3=0,16∗150∗X=24∗X

Perfume 4=0,29∗100∗X=29∗X

Perfume 5=0,32∗80∗X=25,6∗X

 

Como todos estão multiplicando X, basta analisarmos qual o maior valor que multiplica X. Percebe-se claramente que o maior valor é o do perfume 4, alternativa D.

 Lista completa de Aritmética

Matemática do ENEM: 
600+ Questões Resolvidas e Separadas por Conteúdo. 
Adriano Rocha

Sou professor de matemática com mestrado e experiência em ensinar na escola pública. Ensinar é minha paixão e estou sempre buscando novas formas de tornar a matemática mais acessível e interessante para meus alunos. Se você quer aprender matemática de maneira divertida e desafiadora, venha estudar comigo!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem