Questão 155 – ENEM 2019 Reaplicação

 Questão 155 – ENEM 2019 Reaplicação



Um vidraceiro é contratado para colocar uma porta de vidro que escorregará em uma canaleta de largura interna igual a 1,45 cm, como mostra a figura.

Exercícios de aritmética do Enem: como se preparar?

O vidraceiro precisa de uma placa de vidro de maior espessura possível, tal que deixe uma folga total de pelo menos 0,2 cm, para que o vidro possa escorregar na canaleta, e no máximo 0,5 cm para que o vidro não fique batendo com a interferência do vento após a instalação. Para conseguir essa placa de vidro, esse vidraceiro foi até uma loja e lá encontrou placas de vidro com espessuras iguais a: 0,75 cm; 0,95 cm; 1,05 cm; 1,20 cm; 1,40 cm.

Para atender às restrições especificadas, o vidraceiro deverá comprar a placa de espessura, em centímetro, igual a

a) 0,75.

b) 0,95.

c) 1,05.

d) 1,20.

e) 1,40.


Solução

Dica 1:

Vamos começar analisando o caso em que a folga total é de 0,2 cm. Nesse caso, qual deve ser a espessura do vidro?


Resolução da Dica 1:

A largura da canaleta é de 1,45 cm. E a folga é de 0,2 cm. Basta subtrairmos esses dois valores para obter a espessura do vidro.


1,45 – 0,2 = 1,25 cm


Se a folga for de 0,2 cm, a espessura do vidro deve ser de 1,25 cm.


Dica 2:

Agora, vamos ver o caso em que a folga total é de 0,5 cm. Nesse caso, qual deve ser a espessura do vidro?


Resolução da Dica 2:

1,45 – 0,5 = 0,95 cm


Se a folga for de 0,5 cm, a espessura do vidro deve ser de 0,95 cm.


Dica 3:

Pelas dicas anteriores, a gente conclui que o vidro deve ter espessura entre 0,95 cm e 1,25 cm.


Ao mesmo tempo, o enunciado diz que o vidraceiro precisa de uma placa de vidro de maior espessura possível.


Qual espessura o vidraceiro deverá comprar?


Resolução da Dica 3:

Dentre as alternativas do enunciado, a maior espessura que fica entre 0,95 cm e 1,25 cm é de 1,20 cm


Resposta: Alternativa D



   Lista completa de Aritmética


Matemática do ENEM: 
600+ Questões Resolvidas e Separadas por Conteúdo. 


Adriano Rocha

Sou professor de matemática com mestrado e experiência em ensinar na escola pública. Ensinar é minha paixão e estou sempre buscando novas formas de tornar a matemática mais acessível e interessante para meus alunos. Se você quer aprender matemática de maneira divertida e desafiadora, venha estudar comigo!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem