Medindo o Tempo: Como é Feito

Como medimos o tempo?

No nosso cotidiano, precisamos medir durações de diversos eventos, como o tempo para chegar à escola, a duração de uma aula, o recreio, ou o programa de TV. Outros exemplos incluem o tempo de cozimento de um prato, o tempo de espera em uma fila, etc.

O Segundo como Padrão de Medida de Tempo


Para medir o tempo, usamos uma unidade de medida, com o segundo sendo o padrão. O segundo é baseado no período de um fenômeno repetitivo: o dia solar, que é o tempo levado pela Terra para dar uma volta completa em torno de seu eixo. Em média, é o tempo entre o pôr do sol de um dia e o pôr do sol do dia seguinte.


Para medir o tempo de acontecimentos mais demorados, empregamos como unidade de tempo:


Vamos considerar um relógio analógico. Observe: 


O minuto é o tempo gasto pelo ponteiro dos segundos para dar uma volta completa no mostrador. Um minuto é igual a 60 segundos.


A hora é o tempo gasto pelo ponteiro dos minutos para dar uma volta completa no mostrador. Uma hora é igual a 60 minutos. Como cada minuto equivale a 60 segundos: 

1 hora = 60 x 60 segundos 

1 hora = 3 600 segundos


O dia é o tempo gasto pelo ponteiro das horas para dar duas voltas completas no mostrador. Um dia é igual a 24 horas. Como cada hora equivale a 3 600 segundos: 
1 dia = 24 x 3 600 segundos 
1 dia 5 86 400 segundos



Lista de exercício sobre unidade de tempo com gabarito


1 - Contando os meses de julho e agosto e mais três semanas, quantos dias são? 


2 - Quantos minutos existem: 

a) em 5 horas? 

c) em 5 semanas? 

b) em 5 dias? 

d) em 1 mês? 


3 - Quantos segundos existem: 

a) em 1 hora? 

c) em 1 mês comercial? 

b) em 1 semana? 

d) em 1 ano comercial? 


4- Quantos meses tem: 

a) um bimestre? 

b) um trimestre? 

c) um semestre? 


5 - Pesquise. Quantos anos tem: 

a) um biênio? 

c) uma década?

 b) um quinquênio (ou lustro)? 

d) um século?    


6 - Que unidade de tempo Luciana deve usar para medir: 

a) uma aula de Matemática na escola? 

b) uma viagem de carro de Porto Alegre (RS) até Florianópolis (SC)? 

c) a queda de um tijolo do décimo andar de um edifício em construção? 

d) uma viagem de navio de um porto brasileiro até um porto inglês?


Texto para os exercícios 7 e 8. 

Para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro, um ônibus leva 6 horas


7 - Se dois ônibus saírem de São Paulo às 10 horas da manhã, a que horas eles chegarão ao Rio de Janeiro?  



8 - Se um ônibus sair de São Paulo às 22 horas de um dia, a que horas do dia seguinte ele chegará ao Rio de Janeiro? 



9 - No dia 9 de março de 1500, Pedro Álvares Cabral deu início à viagem que resultou na chegada ao Brasil em 22 de abril daquele ano. Supondo que ele tenha saído de Portugal às 10 horas da manhã de 9 de março e tenha chegado ao Brasil às 10 horas da manhã de 22 de abril, quantos dias teria durado a viagem? E quantas horas? 



Gabarito


1 - 83 dias

2 - a)  300 min             b) 7 200 min               c) 50 400 min                d)43 200 min

3 - a)  3 600 s             b) 604 800 s                c) 2 592 000 s              d) 31 104 000 s

4 - a)  2 meses              b) 3 meses                c) 6 meses

5 - a)  2 anos              b) 10 anos                c) 5 anos                 d) 100 anos

6 -  a)  minuto             b) hora                c) segundo                d) segundo

7 - Às 16 horas

8 - Às 4 horas

9 - 44 dias e 1 056 horas

 

Adriano Rocha

Sou professor de matemática com mestrado e experiência em ensinar na escola pública. Ensinar é minha paixão e estou sempre buscando novas formas de tornar a matemática mais acessível e interessante para meus alunos. Se você quer aprender matemática de maneira divertida e desafiadora, venha estudar comigo!

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