Com o intuito de uniformizar as unidades de medida adotadas entre os países, a Conferência Geral dos Pesos e Medidas estabeleceu, em 1960, o Sistema Internacional de Unidades, representado pela sigla SI.
O SI considera sete grandezas físicas como fundamentais. Veja a tabela dessas grandezas e as respectivas unidades:
Resgatando o exemplo visto anteriormente, a velocidade é uma grandeza física cuja unidade de medida não é considerada fundamental no SI. Para medi-la como unidade derivada, adotou-se, por correspondência, o m/s (metro por segundo), que é a combinação de duas das unidades de medida do SI. Nos estudos da Cinemática, veremos como transformar a velocidade de km/h em m/s, inserindo-a assim no SI.
Notação Científica e ordem de grandeza
A notação científica é uma representação numérica muito útil quando estamos lidando com unidades de medida muito pequenas ou grandes demais, quando elas exigem a colocação de muitos algarismos 0. Operar com números como 0,00000000000321 ou 150 000 000 000 apresenta pouca praticidade, de modo que a notação científica, por conveniência, permite a “compactação” desses valores.
Mas como isso se dá? Pois bem, a notação científica é a representação de um número N por meio de um produto na forma N = a ∙ 10^n , com 1≤ N ≺ 10.
• Número em notação científica: 2,5 · 10⁷
Sendo 1 ≤ 2,5 ≺ √10 e o expoente da base 10 igual a 7, a ordem de grandeza é 10⁷ . O sinal da ordem de grandeza é sempre o mesmo de a.