Lista de Exercício de Matemática com gabarito - 6° Ano

Olá Senhoras e Senhores. Eu gostaria de apresentar uma lista de exercícios de matemática para o 6º ano fundamental.

A lista inclui questões sobre a criação dos números, números naturais, as quatro operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão), expressões aritméticas simples e com as quatro operações, problemas de contagem e unidades de tempo, divisão com resto, questões sobre partições, potências e sistemas de numeração.

Esperamos que esses exercícios ajudem os alunos a compreender e aplicar conceitos matemáticos importantes, preparando-os para futuros estudos em matemática.

Obrigado por sua atenção. Qualquer dúvida ou pergunta, por favor, sintam-se à vontade para perguntar.

expressões aritméticas simples e com as quatro operações, problemas de contagem e unidades de tempo


1 - (Saresp) O número formado por sete unidades de milhar mais três unidades é 

a) 73. 

b) 703. 

c) 7 003. 

d) 70 003.


2 - (Saresp) No número 1 372, foi colocado um zero entre os algarismos 3 e 7. Pode-se afirmar que, no novo número representado, o valor do algarismo 3 ficou: 

a) dividido por 10. 

b) dividido por 1. 

c) multiplicado por 10. 

d) multiplicado por 100.


3 - (Enem) O medidor de energia elétrica de uma residência, conhecido por “relógio de luz”, é constituído de quatro pequenos relógios, cujos sentidos de rotação estão indicados conforme a figura:



A medida é expressa em kWh. O número obtido na leitura é composto por 4 algarismos. Cada posição do número é formada pelo último algarismo ultrapassado pelo ponteiro. 

O número obtido pela leitura em kWh, na imagem, é: 

a) 2 614 

b) 3 624 

c) 2 715 

d) 3 725


4 - Somando o maior número de três algarismos distintos com o menor deles, obtemos: 

a) 999 

b) 1 089 

c) 1 099

d) 1 110


5 - (Obmep) Joãozinho subtraiu o menor número de três algarismos diferentes do maior número de três algarismos diferentes. Que resultado ele obteve? 

a) 882 

b) 883 

c) 885 

d) 886 

e) 888


6 - Qual é a melhor estimativa de 9 021 x 1 995? 

a) 90 mil 

b) 180 mil 

c) 9 milhões  

d) 18 milhões


7 - (Obmep) Stephani multiplicou 111 por 111 e somou os algarismos do resultado. Qual é o valor dessa soma?






a) 5 

b) 6 

c) 9 

d) 11 

e) 12


8 - Que algarismos estão faltando nesta conta?


Descobrindo os algarismos e somando-os, obtemos: 

a) 10 

b) 12 

c) 14  

d) 16


9 - A seguir está representada uma multiplicação em que os algarismos X e Y são desconhecidos. Qual é o valor da soma ?


a) 3 

b) 4 

c) 5 

d) 6


10 - (Fuvest-SP) Num bolão, sete amigos ganharam vinte e um milhões, sessenta e três mil e quarenta e dois reais. O prêmio foi dividido em sete partes iguais. Logo, o que cada um recebeu, em reais, foi: 

a) 3.009.006,00 

b) 3.009.006,50 

c) 3.090.006,00 

d) 3.090.006,50


11 - (UFRJ) Em uma divisão cujo divisor é 29, temos o quociente igual a 15. Sabendo que o resto dessa divisão é o maior possível, podemos afirmar que seu dividendo é igual a: 

a) 391 

b) 407 

c) 435 

d) 463


12 - (UEL-PR) Considere todos os números naturais não nulos que divididos por 29 deixam um resto igual ao quociente. Quantos deles são menores que 120? 

a) 0 

b) 1 

c) 2 

d) 3


13 - No dia VII/IX/MDCCCXXII, foi: 

a) proclamada a independência do Brasil. 

b) descoberta a América. 

c) descoberto o Brasil. 

d) proclamada a república no Brasil.


14 - (Saresp) Para frequentar as aulas de basquete, Rodrigo tem três camisetas, uma preta, uma amarela e uma branca, e duas bermudas, uma cinza e outra preta.



De quantas maneiras diferentes Rodrigo pode se vestir para as aulas? 

a) 3. 

b) 4. 

c) 5.

d) 6.


15 - (Saresp) Lúcia precisava descobrir quantos números de dois algarismos distintos podem ser formados, utilizando apenas os algarismos 3, 5, 7 e 8. Ela resolveu, então, representar um diagrama de árvore para facilitar a contagem. Lúcia iniciou assim:



Depois de completar o diagrama, a quantidade de números de dois algarismos distintos que Lúcia encontrou foi: 

a) 8 

b) 10 

c) 12 

d) 14


16 - Enviei uma carta contendo uma mensagem para 5 amigos meus. Pedi a cada um deles que enviasse a mensagem para 5 pessoas diferentes. Se todos atenderem ao meu pedido, e ninguém receber a mensagem duas vezes, quantas pessoas receberão a mensagem? 

a) 10 

b) 20 

c) 25 

d) 30


17 -  (Enem) Jogar baralho é uma atividade que estimula o raciocínio. Um jogo tradicional é a Paciência, que utiliza 52 cartas. Inicialmente são formadas sete colunas com as cartas. A primeira coluna tem uma carta, a segunda tem duas cartas, a terceira tem três cartas, a quarta tem quatro cartas e assim sucessivamente até a sétima coluna, a qual tem sete cartas, e o que sobra forma o monte, que são as cartas não utilizadas nas colunas. A quantidade de cartas que forma o monte é: 

a) 21 

b) 24 

c) 26

d) 28


18 - Oscar paga R$ 600,00 de aluguel. Do que sobra de seu salário, ele guarda metade na poupança e fica com R$ 850,00 para outros gastos. O salário de Oscar é: 

a) menor que R$ 1.600,00. 

b) um valor entre R$ 1.600,00 e R$ 2.000,00. 

c) um valor entre R$ 2.000,00 e R$ 2.400,00. 

d) maior que R$ 2.400,00.


19 - Um número diminuído de 24 unidades resulta em 121. Se for acrescido de 24 unidades resultará em: 

a) 97 

b) 101 

c) 145 

d) 169


20 - Dividindo um número por 10 e subtraindo 10 do resultado, encontramos 10. Se tivéssemos multiplicado aquele número por 10 e somado 10 ao resultado, encontraríamos um número: 

a) menor que 500. 

b) entre 500 e 1 000. 

c) entre 1 000 e 2 000.

d) maior que 2 000.


21 - (Obmep) Em uma mesa há nove cartões numerados de 1 a 9. Ana e Beto pegaram três cartões cada um. A soma dos números dos cartões de Ana é 7 e a soma dos números dos cartões de Beto é 23. Qual é a diferença entre o maior e o menor dos números dos três cartões deixados sobre a mesa?


a) 3 

b) 4 

c) 5 

d) 6 

e) 7


22 -  (Obmep) Após digitar um número de seis algarismos em sua calculadora, Cecília observou que os dois algarismos 9 que ela havia digitado não apareceram no visor; o que apareceu foi 2017. Quantas são as possibilidades para o número que ela digitou? 

a) 6 

b) 9 

c) 10 

d) 15 

e) 18


23 - (Saresp) Luiza fez uma viagem de ônibus, de São Paulo a Avaré, que durou 3 horas e 30 minutos. Se Luiza saiu de São Paulo às 7h45min, ela chegou a Avaré às: 

a) 10h25min. 

b) 10h30min. 

c) 11h15min. 

d) 11h25min.


24 - (FEI-SP) Um trem faz o percurso da estação A até a estação B em 2 horas, 22 minutos e 35 segundos. Se o trem chegou na estação B exatamente às 10 horas, o seu horário de partida da estação A foi: 

a) 6 horas, 38 minutos e 35 segundos. 

b) 6 horas, 37 minutos e 25 segundos. 

c) 7 horas, 37 minutos e 25 segundos. 

d) 7 horas, 38 minutos e 35 segundos.


25 - Na última eleição, cada eleitor de uma seção levou, em média, 1 min 12 s para votar.



Se 400 pessoas votaram nessa seção, o tempo total de votação foi de: 

a) 8 h 

b) 7 h 40 min 

c) 6 h 30 min 

d) 6 h

26 - (FEI-SP) Quando o conteúdo de um reservatório é escoado por uma bomba, o tempo necessário para esvaziar completamente esse reservatório é de 1 hora, 37 minutos e 42 segundos. Se forem utilizadas 2 bombas, o tempo necessário para esvaziar será de: 

a) 46 minutos e 21 segundos. 

b) 47 minutos e 21 segundos. 

c) 48 minutos e 51 segundos. 

d) 48 minutos e 21 segundos


27 - (Fuvest-SP) Um nadador, disputando a prova dos 400 metros nado livre, completou os primeiros 300 metros em 3 minutos e 51 segundos. Se esse nadador mantiver a mesma velocidade média nos últimos 100 metros, completará a prova em: 

a) 4 minutos e 51 segundos. 

b) 5 minutos e 8 segundos. 

c) 5 minutos e 28 segundos. 

d) 5 minutos e 49 segundos.


28 - (Fuvest-SP) Um copo cheio de água tem 325  g. Se jogarmos metade da água fora, esse valor cai para 180 g. A massa do copo vazio é: 

a) 20 g 

b) 25 g 

c) 35 g 

d) 40 g


29 - (Saresp) Durante uma brincadeira de adivinhação, Juliana pedia que seus amigos falassem dois números para que ela dissesse um terceiro número, que era calculado a partir da seguinte regra: Juliana usava o primeiro número como base e o segundo como expoente e então calculava a potência. Essa regra, porém, somente ela conhecia e a brincadeira era descobrir a tal regra. Nessa brincadeira, Mateus falou os números: 21 e 3, nessa ordem. Portanto, o número encontrado por Juliana foi: 

a) 504. 

b) 882. 

c) 1 323.

d) 9 261.


30 - 10⁶ é quantas vezes 10³? 

a) duas 

b) dez 

c) cem

d) mil


31 - O dobro e a metade do número 2²² valem, respectivamente: 

a) 2 8 e 24 

b) 2 44 e 211 

c) 4 22 e 122 

d) 2 23 e 221


32 - A diferença 2^√64 -  ((2²)³ é igual a: 

a) 192 

b) 32 

c) 4 

d) 0


33 - Simplificando-se a expressão [(2³)²]³, obtém-se: 

a) 6⁶

b) 6⁸

c) 2⁸ 

d) 2¹⁸


34 - A que expoente devemos elevar a base 10 para obter um milhão? 

a) 6 

b) 7 

c) 8 

d) 9


35 - Considere todos os números de três algarismos que podem ser formados com os algarismos 5, 4 e 1, sem que estes se repitam. O menor dos números formados que tem o algarismo 5 na ordem das dezenas representa: 

a) cem unidades. 

b) cento e quarenta e cinco unidades. 

c) cento e cinquenta e quatro unidades. 

d) quatrocentas e quinze unidades.


36 - (Saresp) Se adicionarmos 3 ao dobro de idade da Ana, vamos obter a minha idade, ou seja, 37 anos. Quantos anos Ana tem? 

a) 17 anos.

b) 34 anos. 

c) 40 anos. 

d) 77 anos.


37 - (Saresp) A soma da idade de Carlos e João é 45 anos. Sabendo que a idade de Carlos é o dobro da idade de João, podemos dizer que a idade de Carlos é: 

a) 20 anos. 

b) 30 anos. 

c) 40 anos. 

d) 50 anos.


38 -  (PUCC-SP) A soma dos algarismos que compõem a idade de Pedro é 8. Invertendo-se a posição de tais algarismos, obtém-se a idade de seu filho João, que é 36 anos mais novo que ele. A soma das idades de Pedro e João, em anos, é: 

a) 82 

b) 88 

c) 94 

d) 96


39 - (Saresp) Um caminhão suporta cargas de até 3 000 quilos. Qual é o maior número de caixas que ele pode transportar, se cada uma delas pesa 120 quilos? 

a) 25 

b) 26 

c) 27 

d) 28


40 - (Saresp) A professora colocou o seguinte desafio:


Júlia resolveu corretamente o desafio, obtendo o número 

a) 1. 

b) 2. 

c) 3. 

d) 4. 

41 - (Saresp) Na eleição para a escolha do representante da turma de Carolina, concorreram três candidatos e todos os 36 alunos votaram, não havendo votos nulos nem votos em branco. O 1o colocado obteve o triplo dos votos dados ao 2o colocado. Já o último colocado recebeu apenas 4 votos. O número de votos conquistados pelo vencedor foi: 

a) 12 

b) 18 

c) 24 

d) 36


42 - (Obmep) Na figura, quantos quadradinhos brancos ainda devem ser pintados de preto para que o número total de quadradinhos pretos passe a ser o dobro do número de quadradinhos brancos?


a) 9 

b) 10 

c) 11 

d) 12 

e) 13


Gabarito

Teste seus conhecimentos 

 1. c        2. c       3. a       4. b       5. c      6. d      7. c       8. d       9. d  

10. a       11. d       12. d   

13. a      14.d       15. c       16.d      17.b       18.c       19.d       20.d     

21.b       22.d       23.c       24.c

25. a       26. c       27. b       28. c      29. d       30. d        31. d   

32. a       33. d       34. a       35. c      

36. a       37. b       38. b       39. a       40. d      41. c      42. c


Adriano Rocha

Sou professor de matemática com mestrado e experiência em ensinar na escola pública. Ensinar é minha paixão e estou sempre buscando novas formas de tornar a matemática mais acessível e interessante para meus alunos. Se você quer aprender matemática de maneira divertida e desafiadora, venha estudar comigo!

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