Exercício sobre Conjuntos

(U.E. Londrina-PR) Num dado momento, três canais de TV tinham, em sua programação, novelas em seus horários nobres: a novela A no canal A, a novela B no canal B e a novela C no canal C. Numa pesquisa com 3000 pessoas, perguntou-se quais novelas agradavam. A tabela a seguir indica o número de telespectadores que designaram as novelas como agradáveis.


Quantos telespectadores entrevistados não acham agradável nenhuma das três novelas? a) 300
b) 370
c) 450
d) 470
e) 500

Solução

A quantidade de telespectadores entrevistados que não acham agradável nenhuma das três novelas é 450 espectadores.

A solução do problema proposto passa pela aplicação da teoria dos conjuntos, onde é muito útil o uso dos diagramas representativos conhecidos como diagrama de Venn.

Neste diagrama, você tem a possibilidade de visualizar os conjuntos e suas interseções e, deste modo, responder facilmente às questões apresentadas.

Vejamos, pelo enunciado:

  • Temos três conjuntos: A, B e C;
  • A interseção dos três conjuntos é: A, B e C = 100;
  • A interseção de conjuntos dois a dois é: A e B = 350; A e C = 400; B e C = 300;
  • A = 1450;
  • B = 1150;
  • C = 900.

Para operacionalizar a construção do diagrama, seguimos os passos:

  1. Desenhamos os três conjuntos e suas interseções (círculos) dentro de um retângulo que representa o todo. Em seguida, rotulamos os conjuntos;
  2. Começamos pela inserção da interseção dos três conjuntos no seu local apropriado (ver figura);
  3. Preenchemos a interseção de dois conjuntos subtraindo das quantidades a interseção entre três conjuntos;
  4. Completamos com a quantia que cabe a somente um conjunto apenas, também descontando a interseção de dois e três conjuntos.
  5. Finalmente, subtraímos do todo a quantidade que cabe a algum conjunto e esta diferença representa aquele que não participa de nenhum.

Observando o diagrama, temos que a quantidade de telespectadores entrevistados que não acham agradável nenhuma das três novelas é 450 espectadores.



Adriano Rocha

Sou professor de matemática com mestrado e experiência em ensinar na escola pública. Ensinar é minha paixão e estou sempre buscando novas formas de tornar a matemática mais acessível e interessante para meus alunos. Se você quer aprender matemática de maneira divertida e desafiadora, venha estudar comigo!

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