Exercício fator comum em evidência com solução

Exercício fator comum em evidência com solução 

Lista de Exercícios sobre fator comum em evidência

Tudo o que você precisa saber sobre fatoração: técnicas, exemplos e dicas!

01 - Agrupe os termos semelhantes nas expressões e fatore-as pelo método do fator comum em evidência.

a) ax2 + 2ax – 3ax2 + ax =

b) ay3 + 4by – 16by + 5ay3 =

c)by + ax + bx + ay=


02 - Fatore as expressões:

a) ax + bx + cx + dx =

b)  3bm – 3bx - 3bn = 

c) 2x²y + 8xy – 4xyz =


03 - Simplifique a expressão:  n² + nx + nc + cx=



04 - Obtenha a expressão do perímetro da figura abaixo e fatore caso seja necessário.


05 - Qual é a forma fatorada da expressão algébrica que representa o perímetro da figura a seguir?


a) (3 + a²)(x + 7)

b) (3 + 7)(x + a²)

c) 7(3 + a²)

d) a²(x + 7)

e) a² + x


06 - Qual o resultado mais simplificado da divisão da expressão 4ky – 6y + 2kz – 3z pela expressão 2k – 3?


a) (2y + z)(2k + z)

b) 2y + z

c) (2y + z)(2k + 3)

d) 2k + 3

e) 4k + 6



Tudo o que você precisa em um só lugar!


Soluções fator comum em evidência 

01 - a) ax2 + 2ax – 3ax2 + ax =

Para agrupar os termos, devemos colocar os de mesma parte literal próximos na expressão.

= 1ax2 – 3ax2 + 2ax + 1ax =

Some ou subtraia os coeficientes de mesma parte literal, ou seja, 1 – 3 e 2 + 1

= – 2ax2 + 3ax =

Devemos agora colocar em evidência os termos de menor grau, ou seja, de menor expoente, que se repetem: o ax.

= ax . (- 2x + 3)

 

b) ay3 + 4by – 16by + 5ay3 =

Vamos agrupar os termos semelhantes, ou seja, de mesma parte literal.

= 1ay3 + 5ay+ 4by – 16by =

Some ou subtraia os coeficientes de mesma parte literal, ou seja, +1 + 5 e + 4 – 16.
= 6ay– 12by =

Coloque em evidência o termo de menor grau que está se repetindo, que é o y.

= 6y . (ay- 2b)

 

c) by + ax + bx + ay =

Agrupe os termos que possuem algum elemento em comum.

= ay + by + ax + bx =
Coloque em evidência os elementos em comum.

y . (a + b) + x . (a + b) =

Coloque em evidência os termos que se repetem no produto de y . (a + b) e de x . (a + b), que é (a + b), e agrupe os outros termos entre parênteses, que é (y + x).

= (a + b) . (y + x)



02 - a) ax + bx + cx + dx =

Coloque em evidência o termo que está se repetindo, que é x.

= x . ( a + b + c + d)

 

b)  3bm – 3bx - 3bn =

Coloque em evidência o termo que está se repetindo, que é 3b.

=3b . (m – x – n)

 

c) 2x²y + 8xy – 4xyz =

Coloque em evidência o divisor de 2, 4, 8, que é 2, e o x e y, de menor grau/expoente.

= 2xy . ( x + 4 – 2z)


03 -  + nx + nc + cx=

Reúna de dois em dois observando o termo que se repete e coloque-o em evidência.

= n . (n + x) + c . (n + x)

Veja que (n + x) é igual em ambos os produtos; logo, coloque-o em evidência e agrupe os outros termos entre parênteses, que são (n + c).

= (n + x) . (n + c)


04 -  O perímetro é obtido pela soma das medidas dos lados de um polígono. Nessa questão, ele será representado pela letra P.

P = 2ax + x + 2ax + x + ax + ax

Agrupe os termos semelhantes, ou seja, de mesma parte literal.

P = 2ax + 2ax + 1ax + 1ax + 1x + 1x

Some os coeficientes dos termos semelhantes: 2 + 2 + 1 + 1 e 1 + 1

P = 6ax + 2x

Coloque em evidência o termo que se repete, que é x e o 2 (divisor de 6 e 2).

P = 2x . ( 3a + 1)


05 - O perímetro de um polígono é determinado pela soma das medidas de seus lados, logo:

3x + 21 + 7a2 + xa2

Colocando os fatores semelhantes dos dois primeiros termos em evidência, teremos:

3x + 3·7 + 7a2 + xa2

3(x + 7) + 7a2 + xa2

Colocando os fatores semelhantes dos dois últimos termos em evidência e mudando a ordem da soma obtida, teremos:

3(x + 7) + 7a2 + xa2

3(x + 7) + a2(7 + x)

3(x + 7) + a2(x + 7)

Colocando o fator x + 7 em evidência, teremos:

3(x + 7) + a2(x + 7)

(3 + a2)(x + 7)

Alternativa A

06 - Para resolver esse problema, escreva a divisão na forma de fração e fatore o numerador:


Alternativa B


07 - O polinômio do exercício pode ser reescrito da seguinte maneira:


4x² + 6x⁴ – 8x⁵ + 6x³

2·2x² + 2·3x²x² – 2·4x³x² + 2·3xx²

Note que os fatores em comum em todos os termos são 2 e x2. Colocando-os em evidência, teremos:

2·2x² + 2·3x²x² – 2·4x³x² + 2·3xx²

2x²(2 + 2x² – 4x³ + 3x)

Alternativa D

Adriano Rocha

Sou professor de matemática com mestrado e experiência em ensinar na escola pública. Ensinar é minha paixão e estou sempre buscando novas formas de tornar a matemática mais acessível e interessante para meus alunos. Se você quer aprender matemática de maneira divertida e desafiadora, venha estudar comigo!

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