Lista de Exercício Mínimo Divisor Comum MDC Com Resolução

 


01. Num quartel os cabos tiram serviço de 10 em 10 dias e os soldados de 4 em 4 dias. Se o cabo Armando e o soldado Pinto estão de serviço hoje, eles voltarão a tirar serviços juntos daqui a: 

a) 14 dias 

b) 40 dias 

c) 20 dias 

d) 6 dias




02. Um Trem “A” parte de uma cidade a cada 6 dias. Um trem “B” parte da mesma cidade cada 9 dias. Se “A” e “B” partirem juntos, voltarão a fazê-lo, novamente depois de: 

a) 54 dias

b) 18 dias 

c) 15 dias 

d) 12 dias 

e) 10 dias



03. Três satélites artificiais giram em torno da terra em órbita constante. O tempo de rotação do primeiro é de 42 minutos, do segundo 72 minutos e do terceiro 126 minutos. Em dado momento eles se alinham. Eles voltarão a se alinhar novamente após: 

a) 140 min 

b) 126 min 

c) 8h e 24 min 

d) 7 h e 48 min 

e) 16 h e 48min



04. (EsSA) Ao separar o total de suas figurinhas em grupos de 12, de 15 ou de 24, uma criança observou que sobravam sempre 7 figurinhas. Sendo o total de suas figurinhas compreendido entre 110 e 240, a criança tem: 

a) 149 figurinhas 

b) 127 figurinhas 

c) 120 figurinhas 

d) 202 figurinhas 

e) 216 figurinhas



05. Em uma apresentação de ginástica irão participar 320 meninos e 280 meninas. O professor organizará grupos distintos de meninos e meninas. Cada grupo deverá ter a mesma quantidade e o maior número possível de alunos. Quantos alunos o professor vai colocar em cada grupo? 

a) 50 alunos 

b) 55 alunos 

c) 40 alunos 

d) 45 alunos 

e) 60 alunos 



06. Duas tábuas devem ser cortadas em pedaços de mesmo comprimento e tamanho maior possível. Se uma delas tem 196 centímetros e a outra 140 centímetros, quanto deve medir cada pedaço? 

a) 26 cm 

b) 27 cm 

c) 28 cm 

d) 20 cm 

e) 30 cm



07. Dados os números 119 e 154, podemos afirmar que: 

a) São primos entre sí com M.D.C. igual a 1 

b) São primos entre sí com M.D.C. igual a 7 

c) O M.D.C. vale 14 

d) Não são primos entre si, com M.D.C. igual a 7 

e) Todas as afirmações estão falsas.



08. Roberto é colecionador de moedas. Tem 40 moedas de ouro, 60 de prata, e 100 de bronze. Deseja organizar sua coleção em caixas com igual número de moedas, de tal modo que cada caixa tenha só um tipo de moedas e que o número destas moedas seja o maior possível. Quantas moedas ele vai colocar em cada caixa? 

a) 15 moedas 

b) 16 moedas 

c) 17 moedas 

d) 10 moedas 

e) 20 moedas



09. Três luminosos se acendem em intervalos regulares. O primeiro a cada 20 segundos; o segundo a cada 24 segundos; e o terceiro a cada 30 segundos. Se, em um dado instante, os três se acendem ao mesmo tempo, depois de quanto tempo os luminosos voltarão a se acender? 

a) 1 min 

b) 2 min 

c) 3 min 

d) 4min 

e) 5 min



10. (PUC) Um colecionador possui um número de moedas antigas compreendido entre 150 e 200. Agrupando-as de 12 em 12, de 15 em 15, ou de 36 em 36, sempre sobram 10. Quantas moedas têm esse colecionador?

a) 160 moedas 

b) 170 moedas 

c) 180 moedas 

d) 190 moedas 

e) 200 moedas



11. O M.D.C. de dois números é 15 e o menor é a quarta parte do maior, que vale: 

a) 80 

b) 30 

c) 50 

d) 60 

e) 70



12. Três micro-ônibus partem do Terminal Rodoviário às 5 horas da manhã. Sabendo que esses micro-ônibus voltam ao ponto de partida, respectivamente, a cada 30 minutos, 40 minutos e 50 minutos, qual o próximo horário, após as 5 horas, em que os três micro-ônibus partirão juntos outra vez? 

a) 10 horas 

b) 12 horas 

c) 15 horas 

d) 18horas 

e) 20 horas



13. (Marituba) Sabe-se que o número N = 2² . 3^x . 5 possui 24 divisores naturais. Nessas condições, podemos afirmar que x é: 

a) Quadrado perfeito 

b) Cubo perfeito   

c) Múltiplo de 7

d) Primo

e) Divisível por 5 


14. Um museu dispõe de 13 funcionários treinados para atender o público visitante, sendo que cada um deles pode acompanhar grupos de no máximo 6 pessoas. Se o museu decide locar os 13 funcionários para atender um grupo de 74 alunos de uma escola, o menor número de estudantes que um dos grupos poderá ter é igual a: 

a) 1 

b) 2 

c) 3 

d) 4 

e) 5

























Adriano Rocha

Sou professor de matemática com mestrado e experiência em ensinar na escola pública. Ensinar é minha paixão e estou sempre buscando novas formas de tornar a matemática mais acessível e interessante para meus alunos. Se você quer aprender matemática de maneira divertida e desafiadora, venha estudar comigo!

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