Ângulos: definição, conceitos e exercidos resolvidos



Observe a representação de duas semirretas,  Oa e Ob , com origem no ponto O. Juntas, essas semirretas formam o ângulo aÔb.






Congruência de ângulos

Dois ângulos são congruentes quando têm a mesma “abertura”



Medida e congruência de ângulos 

Medir um ângulo aÔb significa determinar quantas vezes um ângulo unitário (1 grau) cabe no ângulo aÔb. O instrumento utilizado para medir ângulos é o transferidor. O transferidor é dividido em graus (o símbolo do grau é °). Observe os ângulos indicados no transferidor:


A medida de um ângulo é, portanto, um número que indica quantas vezes a medida que corresponde a 1° cabe no ângulo.

Nomenclatura dos ângulos 

Podemos classificar um ângulo de acordo com a medida que ele possui. 

  • ângulo agudo: qualquer ângulo de medida entre 0° e 90°.

  • ângulo reto: ângulo cuja medida é igual a 90°.

  • ângulo obtuso: qualquer ângulo cuja medida é maior que 90° e menor que 180°.

  • ângulo raso: ângulo cuja medida é igual a 180°.

  • ângulos complementares: dois ângulos cuja soma de suas medidas é igual a 90°.

  • ângulos suplementares: dois ângulos cuja soma de suas medidas é igual a 180°. 


Bissetriz de um ângulo




Retas coplanares 

Duas ou mais retas que estão contidas no mesmo plano são chamadas retas coplanares.


Retas concorrentes 

Duas retas coplanares são concorrentes quando possuem um único ponto em comum.


Retas paralelas.

Duas retas coplanares distintas são paralelas quando não têm nenhum ponto em comum.

Ângulos opostos pelo vértice (o. p. v.) 



a = b e c = d


Retas perpendiculares

Quando duas retas concorrentes formam quatro ângulos congruentes, a, b, c e d, dizemos que as retas são perpendiculares.

a = b = c = d = 90°


Ângulos formados por duas retas e uma transversal

Na figura abaixo, as retas a e b são paralelas e t é transversal a elas:

Temos os ângulos correspondentes:





Exercícios Resolvidos Geometria Plana:


Semelhança de Triângulo





Adriano Rocha

Sou professor de matemática com mestrado e experiência em ensinar na escola pública. Ensinar é minha paixão e estou sempre buscando novas formas de tornar a matemática mais acessível e interessante para meus alunos. Se você quer aprender matemática de maneira divertida e desafiadora, venha estudar comigo!

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