Questões Geometria Plana - Segmento, Ângulos e Triângulos - Enem, Concursos e Vestibulares


Questões Geometria Plana - Segmento, Ângulos e Triângulos - Enem, Concursos e Vestibulares


01
(UESB - ADAPTADA).

Na figura abaixo, AB 5 2,5 cm, AC 5 4 cm e AD 5 6,5 cm.

Se M é o ponto médio de AC e N é o ponto médio de BD, então MN é igual a:                           

A
B
C
D
E


02
(ESPM - SP).

A medida de um ângulo cujo suplemento tem 100° a mais que a metade do seu complemento é igual a:

A
B
C
D
E


03
(U. F. Uberlândia - MG) .

Dois ângulos consecutivos são complementares. Então o ângulo formado pelas bissetrizes desses ângulos é:

A
B
C
D
E


04
(Saresp) .

As retas r e s indicadas na figura são paralelas cortadas pela transversal t.                       

A soma das medidas dos ângulos x, y, z e w é igual a

A
B
C
D
E


05
(FGV - Adaptada) .

Dois lados de um triângulo medem 4 cm e 6 cm. Podemos garantir que o terceiro lado mede:.                       

A
B
C
D


06
(FGV - SP)

Considere as retas r, s, t, u, todas num mesmo plano, com r // u.

O valor em graus de (2x + 3y) é:

A
B
C
D
E


07
(Escola Técnica Federal - RJ)

Duas retas paralelas cortadas por uma transversal formam ângulos alternos externos expressos em graus por 13x - 8° e 6x + 13°. A medida desses ângulos vale:

A
B
C
D
E


08
(Cesgranrio - RJ)

As retas r e s da figura são paralelas cortadas pela transversal t.

Se o ângulo B é o triplo de A, então B - A vale:                   

A
B
C
D
E


09

As medidas dos lados de um triângulo escaleno, em centímetros, são números inteiros. Se os dois maiores medem 5 cm e 8 cm, então, o menor lado mede:


10
(Enem)

Uma criança deseja criar triângulos utilizando palitos de fósforo de mesmo comprimento. Cada triângulo será construído com exatamente 17 palitos e pelo menos um dos lados do triângulo deve ter o comprimento de exatamente 6 palitos. A figura ilustra um triângulo construído com essas características. A quantidade máxima de triângulos não congruentes dois a dois que podem ser construídos é:


11
(Obmep)

Na figura, os pontos A, B e C estão alinhados. Qual é a soma dos ângulos marcados em cinza?

A
B
C
D
E


12
(UC - MG)

Na figura abaixo, o ângulo ADC é reto. O valor, em graus, do ângulo CBD é de:

A
B
C
D
E


13
(PUC - SP)

Na figura abaixo, a = 100° e b = 110°. Quanto mede o ângulo x?

A
B
C
D
E



Adriano Rocha

Sou professor de matemática com mestrado e experiência em ensinar na escola pública. Ensinar é minha paixão e estou sempre buscando novas formas de tornar a matemática mais acessível e interessante para meus alunos. Se você quer aprender matemática de maneira divertida e desafiadora, venha estudar comigo!

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