Questões retas, ângulos e triângulos
1 - Na figura abaixo, AB = 2,5 cm, AC 5 4 cm e AD= 6,5 cm.
Se M é o ponto médio de AC e N é o ponto médio de BD, então MN é igual a:
a) 2,5 cm
b) 2,75 cm
c) 3 cm
d) 3,25 cm
➡️Solução
2 - (ESPMSP) A medida de um ângulo cujo suplemento tem 100° a mais que a metade do seu complemento é igual a:
a) 40°
b) 50°
c) 60°
d) 70°
e) 80°
3 - (U. F. UberlândiaMG) Dois ângulos consecutivos são complementares. Então o ângulo formado pelas bissetrizes desses ângulos é:
a) 20°
b) 30°
c) 35°
d) 40°
e) 45°
4 - (Saresp) As retas r e s indicadas na figura são paralelas cortadas pela transversal t.
A soma das medidas dos ângulos x, y, z e w é igual a
a) 270°
b) 180°
c) 360°
d) 400°
5 - Dois lados de um triângulo medem 4 cm e 6 cm. Podemos garantir que o terceiro lado mede:
a) 2 cm.
b) 8 cm.
c) mais de 4 cm.
d) menos de 10 cm
6 - (FGVSP) Considere as retas r, s, t, u, todas num mesmo plano, com r // u.
O valor em graus de (2x + 3y) é:
a) 64°
b) 500°
c) 520°
d) 660°
e) 580°
7 - (Escola Técnica FederalRJ) Duas retas paralelas cortadas por uma transversal formam ângulos alternos externos expressos em graus por 13x - 8° e 6x + 13°. A medida desses ângulos vale:
a) 31°
b) 3° ou 177°
c) 30° e 150°
d) 62° e) 93°
8 - (CesgranrioRJ) As retas r e s da figura são paralelas cortadas pela transversal t.
Se o ângulo B é o triplo de A, então B - A vale:
a) 90°
b) 85°
c) 80°
d) 75°
e) 60°
9 - As medidas dos lados de um triângulo escaleno, em centímetros, são números inteiros. Se os dois maiores medem 5 cm e 8 cm, então, o menor lado mede:
a) 1 cm
b) 2 cm
c) 3 cm
d) 4 cm
10 - (Enem) Uma criança deseja criar triângulos utilizando palitos de fósforo de mesmo comprimento. Cada triângulo será construído com exatamente 17 palitos e pelo menos um dos lados do triângulo deve ter o comprimento de exatamente 6 palitos. A figura ilustra um triângulo construído com essas características. A quantidade máxima de triângulos não congruentes dois a dois que podem ser construídos é:
a) 3
b) 5
c) 6
d) 8
e) 10
11 - (Obmep) Na figura, os pontos A, B e C estão alinhados. Qual é a soma dos ângulos marcados em cinza?
a) 120°
b) 180°
c) 270°
d) 360°
e) 540°
12 - (UCMG) Na figura abaixo, o ângulo ADC é reto.
O valor, em graus, do ângulo CBD é de:
a) 95
b) 100
c) 105
d) 110
e) 120
13 - (PUCSP) Na figura abaixo, a = 100° e b = 110°
Quanto mede o ângulo x?
a) 30°
b) 50°
c) 80°
d) 100°
e) 220°
14 - Na figura abaixo, são triângulos congruentes:
a) ∆ACF e ∆BEC
b) ∆CEF e ∆BCF
c) ∆FDE e ∆FBA
d) ∆ACD e ∆ECF
15 - (PUCSP) Dados os triângulos ABC e ADC, com AB = CD e AD = BC, podemos concluir que o ângulo ABC é congruente ao ângulo:
a) BAC
b) ABD
c) ACD
d) CDA
e) DCB
16 - Na tarefa de Laís consta o seguinte problema: “Construir um triângulo isósceles de lados medindo 10 cm e 15 cm”. Quantos triângulos não congruentes podem ser construídos com esses dados?
a) só um
b) dois
c) três
d) mais do que três
17 - Na figura, o triângulo GOL é isósceles com G medindo 40° e base OL, e no quadrilátero BOLA os lados OL e AB são paralelos. A medida do ângulo OBA é:
a) 50°
b) 60°
c) 70°
d) 80°
18 - (FuvestSP) Na figura, AB = BD = CD.
Então:
a) y = 3x
b) y = 2x
c) x + y = 180°
d) x = y
e) 3x = 2y
19 - (Obmep) Na figura estão desenhadas diagonais de duas faces de um cubo. Quanto mede o ângulo formado por elas?
a) 45°b) 60°
c) 75°
d) 90°
e) 120°
20 - (FuvestSP) Na figura, AB = AC, BX = BY e CZ = CY.
Se o ângulo A mede 40°, então o ângulo XYZ mede:
a) 40°
b) 50°
c) 60°
d) 70°
e) 90°
21 - (FuvestSP) Na figura abaixo, AB = AC, O é o ponto de encontro das bissetrizes do triângulo ABC e o ângulo BOC é o triplo do ˆ ângulo A.
Então, a medida de A é:
a) 18°
b) 12°
c) 24°
d) 36°
e) 15°
22 - (FGVEESP) A figura representa um triângulo ABC, com E e D sendo pontos sobre AC. Sabe-se ainda que AB = AD, CB = CE e que EBD mede 39°. Nas condições dadas, a medida de ABC é:
a) 102°
b) 108°
c) 111°
d) 115°
e) 117°
23 - (UFMG) Observe a figura.
Com base nos dados dessa figura, podese afirmar que o maior segmento é:
a) AB
b) AE
c) EC
d) BC
e) ED
Dado: Num triângulo, ao maior ângulo opõe se o maior lado.
24 - (Enem) Pretendese construir um mosaico com o formato de um triângulo retângulo, dispondose de três peças, sendo duas delas triângulos retângulos congruentes e a terceira um triângulo isósceles. A figura apresenta cinco mosaicos formados por três peças.
Na figura, o mosaico que tem as características daquele que se pretende construir é o
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
Gabarito retas, ângulos e triângulos
1 - a
2 - d
3 - e
4 - c
5 - d
6 - b
7 - a
8 - a
9 - d
10 - a
11 - d
12 - b
13 - a
14 - c
15 - d
16 - b
17 - c
18 - a
19 - b
20 - d
21 - d
22 - a
23 - a
24 - b