Juntando, quantas páginas dá?
A professora de Língua Portuguesa indicou aos alunos do 6o ano os livros que eles deverão ler no primeiro bimestre do ano letivo:
A criação das criaturas tem 80 páginas, e Machado e Juca, 176 páginas. Juntando as páginas desses dois livros, quantas páginas, ao todo, os alunos vão ler? Para responder, devemos contar as 80 páginas de um livro mais as 176 páginas do outro.
Isto é, devemos fazer: 80 + 176 = 256
Os alunos vão ler 256 páginas.
Exercício 01 - Roberto, de 46 anos, e Camila, de 45 anos, são os pais de Maria Clara, de 19 anos.
a) Para saber quantos anos têm Roberto e Camila juntos, que conta devemos fazer? 46 1 45
b) Qual é o resultado dessa conta?
c) Para saber quantos anos têm Maria Clara e sua mãe juntas, que conta devemos fazer?
d) Qual é o resultado dessa conta?
e) Para saber quantos anos têm os três juntos, que contas podemos fazer?
f) Quantos anos têm os três juntos?
Adicionar significa somar, juntar, ajuntar, acrescentar. Na adição ao lado, os números 80 e 176 são as parcelas da adição. O resultado, 256, é chamado soma. Veja outros exemplos:
a) Qual é o valor da segunda parcela?
b) Qual é o valor da terceira parcela?
c) E da quarta? R$
d) Quanto custou a bicicleta?
Exercício 03 - Uma livraria vendeu neste mês 3 216 exemplares do livro O picapau amarelo (R$ 26,00), de Monteiro Lobato, 1 965 exemplares do livro Nó na garganta (R$ 20,00), de Mirna Pinsky, 706 exemplares do livro O Saci (R$ 16,00), de Monteiro Lobato, e 940 exemplares do livro O canguru emprestado (R$ 18,00), de Mirna Pinsky.
a) Adicionando as vendas das quatro obras, quantos exemplares a livraria vendeu no total?
b) Quantos livros de Monteiro Lobato foram vendidos?
c) Quantos livros de Mirna Pinsky foram vendidos?
d) Considerando o preço unitário de cada livro indicado entre parênteses, quanto gastou uma pessoa que comprou os dois livros de Mirna Pinsky?
e) Quanto gastou quem comprou os dois livros de Monteiro Lobato?
f) Quanto gastou quem comprou os quatro livros?
Estimativas Experimente:
- indicar com as mãos espalmadas uma distância de 1 metro de uma mão à outra.
- indicar com seu polegar e indicador uma distância de 1 centímetro de um dedo a outro.
- escrever quanto é a altura da parede da sua classe, sem fazer a medição. As distâncias que você indicou, assim como o valor que escreveu para a altura da parede, não são exatos, mas você deve ter procurado dar uma boa ideia de quanto são exatamente essas medidas. O que você fez foi estimar essas medidas.
Estimar uma quantia, ou uma medida, ou o resultado de uma conta, é dar um valor aproximado daquela quantia, daquela medida ou daquele resultado. Esse valor aproximado é chamado de estimativa.